6 Benefícios do Yoga para o corpo

Nos dias corridos de hoje as pessoas devem buscar alternativas para evitar doenças mentais como estresse e depressão e dores no corpo. Uma das melhores formas de manter o corpo e a mente em harmonização é praticando yoga.

O que é yoga?

Yoga é derivado da palavra em sânscrito “yuj”, que significa “unir ou integrar”. Yoga consiste em um conjunto de conhecimentos de mais de 5 mil anos. Essa prática tem como objetivo harmonizar o corpo com a mente e a respiração, por meio de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação.

yoga

Yoga deve ser praticado por todos

Yoga é uma maneira de levar a vida e se pensarmos um pouco, todas as pessoas praticam yoga desde bebês. Por exemplo, fazendo o alongamento do gato para alongar a coluna. Essa pratica também deve ser adotada por pessoas que trabalham em escritórios, esportistas, pessoas em busca de perder peso, que tenham uma rotina tranquila ou intensa no dia a dia que podem ter maior qualidade de vida.

Técnicas de respiração (Pranayama) e meditação

As técnicas de respiração do yoga que são chamadas de pranayama é a arte de controlar de forma efetiva a respiração. Praticar técnicas apropriadas de respiração ajuda a trazer mais oxigenação ao sangue e ao cérebro, ajudando assim a controlar o prana, ou a energia da vida.

A união entre o pranayama e a meditação, que são os princípios do yoga, é considerada a forma mais evoluída de purificação e auto-disciplina, cobrindo o corpo e também a mente.

Como podemos ver, o yoga é uma pratica mental e física que traz vários benefícios para seus praticantes.

6 benefícios do yoga para o corpo

  1. Melhora o sono – Além de oferecer relaxamento e tranquilidade o que ajuda muito em uma boa noite de sono. O yoga aumenta a produção de melatonina, hormônio que controla o ciclo do sono, dando mais profundidade e qualidade. Ficar com o corpo descansado faz com que a noite seja melhor e no dia seguinte, a pessoa acorda com mais energia.
  2. Controla os batimentos cardíacos e a pressão – A pratica do yoga proporciona a melhora do funcionamento dos pulmões e do coração, já que ajuda a regular o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea, pressão arterial e batimentos cardíacos. Além disso, equilibra o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios que causam o estresse, como a adrenalina e o cortisol. Praticando yoga a pessoa também melhora a sua capacidade respiratória, por causa dos exercícios de controle da respiração e de expansão dos pulmões.

O yoga melhora o condicionamento físico, de forma diferente dos exercícios físicos comuns como os esportes e a musculação.

  1. Diminui dores no corpo – Com a pratica do yoga, a pessoa começa a ter maior consciência do corpo, isso quer dizer que ela terá maior percepção da sua postura, da maneira que anda, como senta e sinais de tensão muscular. Dessa forma, se torna possível corrigir alterações no corpo para evitar as dores corporais.
  2. Auxilia no emagrecimento – Para aquelas pessoas que estão buscando perder peso, o yoga é uma ótima atividade. O yoga controla a ansiedade e vontade de comer, diminuindo a quantidade de calorias consumidas no dia. Os exercícios e posições do yoga também ajudam na perda de gorduras.
  3. Deixa o corpo condicionado – As técnicas, exercícios e posturas do yoga melhoram a resistência e fortalecimento dos músculos, com maior ou menor intensidade, vai depender da modalidade praticada. Essa pratica auxilia na melhora do desempenho do corpo para realizar atividades físicas e tarefas do dia a dia e ainda aumenta a massa magra e deixa o corpo em forma.
  4. Diminui o estresse – A meditação do yoga faz com que a pessoa se concentre no presente, tirando da mente os problemas do passado ou do futuro, o que dar equilíbrio emocional, bem-estar, equilíbrio da mente e paz interior.

Para aproveitar todos os benefícios do yoga, é preciso no mínimo 3 meses de pratica, pois, nesse tempo a pessoa adquire consciência corporal e passa a controlar a mente de forma melhor.

(Visited 14 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *