8 Motivos para consumir soja regularmente

A alimentação é a forma principal que os seres humanos têm para cuidar da saúde, pois, consumindo regularmente alimentos ricos em vitaminas e nutrientes, além de saciar a fome ainda garantem o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo. Lembrando que todos os alimentos trazem benefícios para a saúde humana, porém, eles devem ser consumidos com moderação.

Entre os alimentos mais indicados para quem quer ter uma saúde perfeita está a soja. A soja é um alimento rico em benefícios para a nossa saúde, pois, é cheio de nutrientes para o nosso organismo.

O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo. Esse alimento é originário do Oriente e é tido como uma leguminosa parente do feijão e da ervilha.

A soja é rica em proteínas, aminoácidos, vitaminas B e E, cálcio, zinco, ferro, potássio e fósforo. Além disso, ela tem em sua composição isoflavonas, substâncias que se parecem com hormônios, que podem prevenir doenças relacionadas ao coração, osteoporose, sintomas da menopausa, Alzheimer e diabetes.

beneficios da soja

 8 motivos para consumir soja regularmente

  1. Fortalece órgãos e tecidos – A soja pode estimular a absorção de vitaminas lipossolúveis. Isso ajuda a fortalecer os tecidos e órgãos do corpo. Ela também diminui o nível de colesterol no organismo, melhora o metabolismo lipídico e previne a aterosclerose coronariana.
  2. Previne o câncer de próstata – A soja é uma boa fonte de fitoestrógeno. Este é um hormônio que impede a produção de testosterona em homens. Esta diminuição dos níveis de testosterona auxilia na diminuição do risco de contrair câncer de próstata.
  3. Evita o envelhecimento precoce – O consumo regular da soja reduz os sinais visíveis do envelhecimento, como descoloração da pele, manchas escuras, rugas, linhas finas, etc. À medida que envelhecemos, nosso corpo perde estrogênio, o hormônio vital que mantém a elasticidade da pele. Os fitoestrógenos na soja auxiliam na produção de mais estrogênio no organismo para reduzir linhas finas e rugas.
  4. Diminui a gordura no sangue – O grão possui vegetais que diminuem o nível de colesterol no sangue. Isso também acontece com o colesterol presente nos intestinos e reduz a sua absorção. A soja também diminui em geral o nível de colesterol ruim.
  5. Hidratação da pele – Uma pele bonita e saudável é uma pele bem hidratada. Quando se trata de manter a pele com saúde. A soja atua como um creme hidratante para a pele e também é eficaz para eliminar a pele escamosa e seca. Se você tem a pele oleosa, a soja pode ser utilizada para remover o excesso de óleo da sua pele.
  6. Cicatrização das feridas – A soja possui zinco que auxilia no aumento da imunidade do organismo. Esse mineral também é útil para curar feridas.
  7. Melhora a inteligência – A soja é rica em lecitina que é um nutriente vital para o cérebro. Consumir esse grão pode ajudar os pacientes que sofrem de Alzheimer. Também contém fitosterois que fortalecem a função das células nervosas no cérebro.
  8. Evita a depressão – Na soja se encontra uma substância em abundância chamada folato, cuja função é ajudar na produção de serotonina. Isso ajuda a evitar ou tratar a depressão e melhorar o humor. A soja é tão saudável que além de fazer com que o organismo fique saudável, ainda melhora as funções do cérebro evitando doenças mentais como a depressão.

Outros benefícios da soja

Além dos 8 benefícios listados acima a soja também fortalece as unhas, é um ótimo alimento para os bebês, pois, pode substituir o leite nas fórmulas da alimentação da criança, ela diminui a resistência à insulina, o que é muito bom para os diabéticos, tem propriedades anti-inflamatórias, previne a oxidação e a enxaqueca e muito mais.

Portanto se quer adicionar mais saúde à sua alimentação e ao seu dia a dia consuma soja diariamente e em pouco tempo verá como sua saúde vai melhorar em todos os aspectos. Mesmo sendo benéfica para a saúde, a soja também deve ser consumida com moderação.

(Visited 14 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *