7 Ervas que servem de remédio natural e você não sabia

Muitos problemas da nossa rotina podem ser resolvidos com ervas que funcionam como remédios naturais para esses problemas.

Algumas dores, como dores de cabeça, garganta, cansaço ou falta de resistência podem ter seus sintomas melhorados a partir de um remédio caseiro feito de algumas ervas que você nem sabia.

O uso de plantas para o tratamento de doenças já é algo bem antigo, mas saber como conservar e como usar cada tipo é muito importante para que elas funcionem direitinho.

remedios naturais de ervas

Confira quais são:

1 – Sálvia

A sálvia contém diversos benefícios, mas popularmente é conhecida por aliviar a dor de garganta. Para aliviar os sintomas basta realizar um gargarejo com o caldo feito a partir de um quarto de xícara das folhas de sálvia.

Veja também quais os benefícios do chá de sálvia

2 – Hortelã

O chá de hortelã pode aliviar as dores de estômago, flatulências e náuseas. Ela é um ótimo descongestionante natural e para isso, basta colocar algumas folhas em uma tigela e cobrir com água fervente. Depois disso, basta colocar uma toalha na cabeça e respirar o vapor.

3 – Lavanda

As propriedades da lavanda são antissépticas e anti-inflamatórias. Para ter os benefícios, você pode preparar um banho de vapor para o seu rosto. Para fazer isso, basta esmagar um punhado de lavanda e coloca-las em um pote com água fervente. O óleo obtido das suas flores funciona muito bem para manchas e cicatrizes no corpo.

4 – Manjericão

O manjericão é um repelente natural, mas também é um ótimo remédio para aliviar as dores de cabeça. Para obter esse benefício, basta esfregar as folhas esmagadas no osso temporal da sua cabeça.

As folhas do manjericão também podem ser usadas para um banho de pedilúvio, o que alivia doenças como laringite, congestões cerebrais, bronquite, entre outros. Para o preparo do banho, despeje água fervente nas folhas de manjericão.

5 – Aloe vera ou babosa

Para usar como um remédio, pode-se quebrar as folhas de babosa e aplicar o gel que escoa da planta direto na pele, aliviando queimaduras solares e funcionando como um hidratante. 96% da aloe vera é agua e 4% são ingredientes ativos como enzimas e aminoácidos, o que deixam a pele danificada muito mais nutrida.

A babosa também é muito útil no combate a caspa e piolhos. Para isso, esfregue as folhas de babosa cozinhas no seu couro cabeludo, deixando agir por 15 minutos e depois enxague bem. É possível também deixar escoar o sumo gosmento e passar nos fios de cabelo.

6 – Erva-cidreira

A erva-cidreira pode ser aplicada em férias para aliviar a dor ou para prevenção das mesmas. Quando ela é esfregada diretamente na pele, consegue agir como um repelente natural de insetos, além de aliviar as dores das picadas.

7 – Alecrim

O chá de alecrim é muito bom para dar mais ânimo. Para conseguir preparar o chá, a dica é usar um pedaço da planta, do tamanho de um polegar e uma xícara de água para conseguir obter todos os princípios ativos das plantas.

(Visited 33 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *