5 Flores comestíveis e ricas em nutrientes

Cuidar da saúde é algo fundamental e que deve ser feito por toda a vida, pois, a saúde é a base de tudo. Uma das formas de manter sempre a saúde é comendo alimentos ricos em nutrientes benéficos para o nosso organismo.

É muito importante deixar claro que todos os alimentos são bons para o corpo humano, porém, eles precisam ser ingeridos de forma regulada, porque tudo que é demais faz mal.

Além dos alimentos já conhecidos, as pessoas podem encontrar na natureza outros itens que podem ser ingeridos como as flores.

flores comestiveis

Conheça as flores comestíveis

Obviamente não são todas as espécies de flores que são comestíveis, porém, algumas podem fazer parte da alimentação. Além de lindas, perfumadas e perfeitas para decorar a casa, algumas flores são ricas em nutrientes e podem até ser saborosas. Essas flores são indicadas para o consumo de pessoas que buscam bons hábitos alimentares.

5 flores comestíveis e ricas em nutrientes

  1. Calêndula – Essa flor também conhecida como bem-me-quer mal-me-quer, margarida dourada e maravilha possui muitas propriedades e benefícios medicinais, por isso, ela pode ser encontrada em feiras livres, mercados, farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais. A flor possui propriedades que auxiliam na cura de úlceras, doenças no estômago, artrose, gastrite, entre outras doenças. Essa flor pode ser usada para fazer chás, cataplasma, que consiste em amassar a flor e colocar sobre feridas e manchas e também pode ser colocada em pratos para decorá-los.
  2. Flor de abóbora – Essa flor é rica em fósforo e cálcio, nutrientes fundamentais para o fortalecimento dos ossos, sendo de grande ajuda para o combate de doenças como a osteoporose. Ela é uma flor brilhante e colorida, encontrada na cor amarela ou alaranjada, ela possui nutrientes fundamentais, minerais e vitaminas que são essenciais para o corpo se manter saudável. A flor de abóbora, por ser nutritiva pode ser adicionada a vários pratos da culinária do mundo todo.
  3. Amor perfeito – Dentre seus vários benefícios, a flor amor-perfeito possui propriedades anti-inflamatórias, calmantes, laxantes e diuréticas. Isso quer dizer que além de auxiliar na saúde geral do corpo, essa flor também é um poderoso remédio para quem quer emagrecer, pois, é diurética, ou seja, elimina as toxinas do corpo pelo xixi, acaba com inchaço do corpo e evita a retenção de líquidos.
  4. Lavanda – Essa flor possui um aroma bem suave, tem gosto doce, por isso, pode ser adicionada às receitas doces, como sobremesas. A lavanda também é uma flor com efeitos sedativos e calmantes, por isso, é perfeita para fazer chás para pessoas que têm problemas de sono e com ansiedade. Uma xícara de chá de lavanda diariamente diminui o cansaço, a estafa e o estresse.
  5. Rosas – As flores tradicionais dos apaixonados também podem ser utilizadas no cardápio alimentar. Por serem lindas e perfumadas, elas são usadas para aromatizar e decorar caldas, doces e cremes. Elas também são perfeitas para acompanhar saladas. As rosas podem ser utilizadas até para fazer geleias.

Cuidados que devem ser tomados antes de comer flores

As pessoas só podem comer flores que conhecem muito bem, que tem a certeza absoluta que não fará mal à saúde. Isso é importante, porque a natureza tem flores parecidas e algumas podem ter algum veneno.

Jamais coma flores que vieram da floricultura ou que foram cultivadas para serem vendidas como flores, ou que estão plantadas na rua, pois, todas elas poderão estar contaminadas com metais pesados ou agrotóxicos. Sem falar da poluição do ar que podem contaminar as flores.

Em geral as flores causam alergias, então as pessoas que são sensíveis aos pigmentos, pólen e outros itens das flores, devem ter bastante cuidado quando for ingeri-las.

As pessoas só podem comer flores se elas forem bem lavadas com água pura para que saia o máximo de resíduos possíveis. Lembrando que dentro das flores podem ter bichinhos, por isso, é importante ter muito cuidado.

(Visited 9 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *