Como fazer uma horta vertical

A horta vertical é uma maneira de fazer com as plantas, ervas e hortaliças cresçam de maneira vertical, onde são penduradas em um suporte que fica longo do chão, normalmente muros e paredes.

Quem se interessa por jardinagem e quer ter um jardim particular na própria casa tem a possibilidade de, em pouco espaço, produzir os seus próprios alimentos e temperos, tornando o seu ambiente mais bonito e agradável.

horta vertical

Passo a passo para montar a sua horta vertical

Ter uma horta própria vai trazer mais vida e aconchego para a sua casa, além de se tornar uma atividade que te dá prazer. Existem muitos materiais diferentes que podem ser usados para criar a sua. Vamos te ensinar como criar a sua horta vertical usando pedaços de tábua de madeira, mas você pode usar paletes ou outro tipo de material decorativo, o processo será o mesmo.

Lista de material

– 2 pedaços de tábua para suporte (o tamanho fica a seu critério);

– Lixa de papel para trabalhos manuais;

– 1 lata de verniz para madeira;

– Pincel ou rolo;

– 6 vidros de conserva;

– 1 lápis;

– 1 régua de 30cm;

– 1 serra;

– 6 braçadeiras de pressão;

– 1 martelo;

– 12 pregos;

– 1 giz;

– Terra, pedras e plantas que vão ser colocadas no vaso.

 Passo a passo

Comece lixando cada tábua de madeira, eliminado as farpas ou imperfeições da madeira. Depois aplique o verniz por toda a tábua com o pincel ou rolo. Aplique quantas demãos achar necessário, quanto mais vezes, mais escuro ficará o material.

Deixe as tábuas secando e limpe os vidros de conserva limpos para serem usados. Quando secar o verniz, marque nas tábuas o local em que cada vaso será colocado.

Faça 3 marcações ao longo da madeira, com 25 cm de distância cada uma. Marque horizontalmente com 12 cm para dentro da tábua, delimitando o local em que o vaso será colocado.

Pegue um pedaço de madeira que não será utilizado e corte 1cm de largura em formas de tira. Corte a tira em 6 pedaços de 3 cm, uma para cada vaso. Passe o verniz nesses pedaços para que eles fiquem com a mesma tonalidade da tábua.

Quando secar, coloque cada pedaço de madeira no ângulo certo, colocando os pedaços sobre a tábua, fazendo marcações e virando levemente para que os potes consigam acompanhar o movimento depois. Abra as braçadeiras e coloque em cima das madeiras, fixando as duas com 2 pregos de tamanho pequeno.

Preparando os vasos

Coloque as pedras ao fundo de cada pote, elas servem para que a água seja drenada e não apodreça as raízes das plantas. Depois disso, acrescente a terra e se necessário acrescente um pouco de adubo orgânico e depois a planta.

Coloque os vasos em cima das braçadeiras e aperte para que elas não escorreguem ao serem fixadas na parede ou muro. Se quiser, acrescente detalhes para personalizar a sua horta vertical. E está pronto!

(Visited 19 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *